Esta foi a sobremesa de hoje. Digna de um almoço de domingo cheio de sol, como já à muito tempo não se mostrava. Mais uma vez, quem colocou as mãos ao trabalho foi a minha sobrinha Mariana, que anda a desbravar os livros e revistas de culinária que tem lá nas gavetas da cozinha de casa dela. A miúda está-se a revelar uma ótima doceira, e se assim continuar, vai acabar por engordar a família toda! (hehehehehe)
Esta experiência, revelou-se tão ou ainda mais saborosa e fresca, como o aspeto revela, devido à adição de fruta fresca.
Esta experiência, revelou-se tão ou ainda mais saborosa e fresca, como o aspeto revela, devido à adição de fruta fresca.
A receita? Aqui vai ela:
Bolo Frutado
Massa
Ingredientes:
Ingredientes:
- 6ovos
- 200 g de açúcar
- 180 g de farinha com fermento
Recheio e cobertura
Ingredientes:
Ingredientes:
- 2,5 dl de leite
- 100 g de açúcar
- 35 g de farinha
- 1 ovo e 2 gemas
- baunilha em pó e sal fino
- 2,5 dl de natas frias
- 500 g de fruta fresca a gosto
- açúcar em pó (facultativo)
Para a massa, bater os ovos com o açúcar, até se obter um creme fofo e esbranquiçado. De seguida, juntar a farinha aos poucos, envolvendo bem.
Untar com margarina, uma forma com 23 cm de diâmetro, polvilhar com farinha e verter para dentro desta a massa, levando-a ao forno a 180º C, durante cerca de 30 minutos. quando estiver cozida, retirar do forno, e ao fim de fria, desenformar o bolo numa zona de trabalho.
Para o creme, ferver o leite, misturando à parte metade do açúcar com a farinha, o ovo, as gemas, uma pitada de sal. Em seguida, incorporar a mistura dos ingredientes no leite e manter em lume brando, mexendo sempre até cozer e ficar espesso. Retirar do lume e deixar arrefecer. Entretanto, batem-se as natas em neve com o restante açúcar e envolvem-se no preparado anterior quando estiver frio.
Por fim, cortar o bolo ao meio e espalhar metade do creme, dispondo por cima desta camada parte da fruta que fora previamente cortada (neste caso foi colocada manga, morangos e banana), colocando por cima desta a outra parte do bolo. Verter o restante creme por cima e decorar com fruta e se desejar, polvilhar com açúcar em pó. E fica pronto a servir!